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CEO da Cinemark conta as estratégias da rede para se conectar com o público dentro e fora das salas de cinema

Mesmo com a concorrência do streaming, a indústria do cinema movimenta 25 bilhões de reais ao ano no Brasil, uma fatia equivalente a 0,46% do PIB brasileiro, seja em produções ou em bilheterias. A sétima arte segue inspirando gerações, mas também precisa se transformar para manter a relevância e se aproximar do consumidor.

Atento a isso, o 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, promovido pelo Grupo BITTENCOURT, convidou Marcelo Bertini, CEO da Cinemark, para ser um dos palestrantes. Ele vai abordar das transformações e desafios da rede na palestra “Da digitalização à pipoca no varejo, conectando o cliente onde ele estiver”, no dia 1º de outubro. O evento acontece no Teatro Santander, em São Paulo.

A Cinemark representa cerca de 30% do mercado brasileiro de cinema, com 634 salas em 86 complexos distribuídos em 17 estados e o Distrito Federal. A concorrência de outros grupos e plataformas diferentes reforçou a necessidade de ir além. Dentre as ações recentes de mais destaque estão: investimento em novos formatos, venda da pipoca em supermercados e lojas de conveniência e novo app.

Inicialmente discreta, a venda de pipocas fora das salas de cinema começou em 2017. Atualmente, o consumidor pode encontrar os sabores Lemon Pepper, Chocolate e Caramelo em diversos supermercados e nas redes Sam’s Club e nas lojas de conveniência AM/PM. A pipoca está à venda tanto pronta quanto para micro-ondas.

“A inovação está no DNA da Cinemark, que sempre buscou liderar a indústria trazendo novidades para o cliente. Nosso objetivo é levar nossa marca e produtos para fora de nossos complexos. A Cinemark quer acessar o cliente onde ele estiver, em todas as suas ocasiões de consumo. Esse projeto que começou em 2017 vem ganhando corpo gradativamente, sendo que nosso objetivo é em breve estar distribuindo nossa pipoca no Brasil inteiro”, explica Bertini.

A Cinemark estreou também seu aplicativo com e-commerce. Além de ingressos para as salas da rede, o app também vende snacks, benefícios e permite consultar horários e informações dos filmes em cartaz. Assumir a gestão do nosso e-commerce era o que faltava para fechar o ciclo da jornada do cliente.

“A adesão ao nosso aplicativo superou nossas expectativas. Uma das grandes vantagens é conectar o filme ao nosso cliente considerando seu perfil de consumo. Sabemos que muitos filmes entram e saem do circuito desconhecidos. Queremos personalizar esse canal de comunicação entre produto e cliente, provocando-o a sair do sofá de casa para uma experiência cinematográfica completa nos nossos cinemas. As possibilidades são ilimitadas, estamos apenas começando uma jornada completamente nova na relação com nosso cliente”, destaca o CEO da rede.

Já em 2020, a rede vai inaugurar um novo minicomplexo, que terá além do cinema, lojas e restaurantes, nos moldes do Kinoplex Itaim, inaugurado em 2003. “Essa é uma tendência irreversível para os grandes centros, onde os moradores procuram resolver a maioria das suas necessidades nas proximidades da sua residência. Além disso, nas grandes cidades está cada vez mais difícil viabilizar empreendimentos comerciais/shoppings nos modelos tradicionais, seja pelo custo envolvido, escassez de áreas disponíveis ou pela complexidade na aprovação dos projetos. À medida que evoluímos no entendimento do perfil de consumo dos nossos clientes temos condição de realizar uma programação melhor direcionada a um público especifico”, ressalta Bertini.

Sobre o Fórum

O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país. Além de Marcelo Bertini, os debates contarão com lideranças de destaque como Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels e Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans, Greg Nathan, maior especialista mundial em relacionamento nas redes de franquias, entre outros.

TOP 25 do Franchising Brasileiro

O Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro traz importantes reflexões ao mercado e mostra um retrato do setor com temas relevantes. Realizado pelo Grupo BITTENCOURT desde 2013, a premiação muda de temática todos os anos para dar visibilidade a diferentes segmentos importantes para o mundo das franquias. Em 2019, o estudo aborda “Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias”.

As inscrições são gratuitas. Em 2019, o estudo é uma adaptação das pesquisas publicadas por Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e Yo-Jud Cheng na Harvard Business Review.A proposta visa traçar o perfil das franqueadoras no que se refere à cultura organizacional. Ou seja, como se organizam e expressam seus valores e crenças e também como respondem às mudanças e interagem com seus stakeholders. Da mesma forma, o estudo vai traçar o perfil dos líderes envolvidos nessas organizações.

Relacionamento com o consumidor
O Fórum representa um espaço para a experimentação de alguns dos principais players do mercado de alimentação e outros segmentos. Os participantes poderão experimentar produtos das marcas Açaí da Barra, Prata Premium Mixers, Casa Bauducco, Chef’s 4 U, Cinemark, Cuor di Crema, Germânia, Hachmitsu, Kopenhagen, McCain, Mr. Cheney, Nutty Bavarian, Pão to Go, Paris 6, Ponto Natural, Rei do Mate, Santa Mônica Café Gourmet e Tirolez.
O evento proporciona ainda experiências diferenciadas, que trazem descontração e descompressão. Em 2019, SENSE SPA, DUO + e GIULIANA FLORES prometem surpreender o público presente.

O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios tem correalização da LINX, com patrocínio do BANCO SANTANDER, SCAFFOLD EDUCATION, VTEX, JADLOG, VIMER, FINANÇAS 360°, FAST GERENCIADORA E CONSTRUTORA e CIELO.

Matéria original publicada em: Negócios em Foco