Facebook Twitter Youtube Linkedin |

Em SP, MDIC participa de uma das maiores feiras de varejo da América Latina

A ministra interina da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Yana Dumaresq, participou, nesta terça-feira, da abertura da edição de 2018 do Latam Retail Show, em SP, que é uma das maiores feiras de varejo da América Latina. O evento reúne representantes de franquias, e-commerce, food servisse, shopping centers e oferece área de exposição de fornecedores de produtos e serviços que apresentam soluções e favorecem o networking e a efetivação de negócios. O tema central desta quarta edição do evento é ‘A Transformação do Ecossistema de Negócios com Resultados’ e tem como objetivo abordar as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando e as transformações no perfil do consumidor.

Durante a cerimônia de abertura, a ministra interina destacou a importância do Fórum de Competitividade do Varejo (FCV), que promove diálogo e articulação entre o setor público e o setor varejista nacional e a melhoria da competitividade e do ambiente de negócios do setor terciário. Coordenado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC, o FCV foi formalizado pelo ministro Marcos Jorge com a assinatura da Portaria Nº 1.401-SEI, em 10 de agosto de 2018.

Yana Dumaresq também assinalou a importância da promoção de um ambiente regulatório estável e que permita inovações. Mencionou, ainda, o Laboratório de Inovação para o Varejo (Prova), uma das principais entregas do Fórum de Competitividade do Varejo. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e foi lançado em junho deste ano, em São Paulo, dando início a diversos ciclos de atividades para apoiar e elevar a competitividade e produtividade do setor varejista brasileiro por meio da inovação, criando um espaço para desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas exclusivamente para a cadeia do varejo.

Além disso, a ministra interina falou sobre a disposição do MDIC em apoiar a internacionalização do setor varejista, apresentou dados sobre a importância do varejo no contexto mundial e falou sobre seu papel como indutor de desenvolvimento. Atualmente, a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising, apoia uma missão de varejistas brasileiros à China para conhecer as inovações existentes naquele mercado.

Leia a matéria original em: Contabilidade na TV