Facebook Twitter Youtube Linkedin |

Fórum Regional do Varejo

A sexta edição do Fórum Regional do Varejo (FRV), um dos principais eventos de varejo do país, reuniu, no último dia 26, importantes nomes do varejo brasileiro em palestras e painéis que discutiram as principais tendências do varejo mundial adaptadas à realidade brasileira. Realizado pela Associação Comercial de Campinas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e o Parque D. Pedro Shopping, o FRV recebeu mais de 2,1 mil pessoas no Expo D. Pedro, 31% a mais do que na edição anterior.
Na programação do evento foram apresentados conteúdos exclusivos por convidados que participaram do maior evento internacional de varejo, o NRF Retail’s Big Show, que acontece anualmente, em Nova York.
O presidente da ACIC, Guilherme Campos Júnior, enfatizou o valor do evento para Campinas e região “Nosso foco foi a relação entre as pessoas, como as equipes devem estar preparadas para atender o novo consumidor, cada vez mais exigente. O mundo que está vindo é desafiador “, comentou.
A vice-presidente da Associação Comercial de Campinas e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas, Adriana Flosi, enfatizou que o objetivo do evento foi alcançado. “Nossa proposta era trazer o máximo possível de pessoas para disseminar conhecimento. Dessa forma, o varejo pode superar os desafios de seguir atrativo para consumidores cada vez mais digitais e atraídos por novas experiências. Essa é nossa missão”, disse.
Segundo o gerente-executivo da Associação Comercial de Campinas, Leandro Diniz, um dos objetivos do Fórum foi destacar o impacto do fator humano nas estratégias de varejo. “Falamos sobre pessoas. Temos hoje consumidores mais exigentes, desejosos de boas experiências nas relações de consumo, seja no ambiente físico ou digital. Por outro lado, temos também os colaboradores que contribuem de maneira mais estratégica para que uma operação de varejo tenha sucesso ou não”, comentou Diniz.

Retail Conference
Essa foi a última edição do Fórum Regional do Varejo. A partir de 2019, o evento assume um novo posicionamento e passa a se chamar Retail Conference. Segundo Diniz, a mudança da marca, ocorreu devido a abrangência do evento. “Percebemos que a qualidade do evento e a curadoria fizeram com que ao longo dessas edições muitos varejistas de outras cidades e estados procurassem no Fórum Regional do Varejo informações estratégicas para melhorarem os seus negócios. Entendemos essa capacidade de apoiar mais varejistas, por isso evoluímos para o Retail Conference”, completou.

Painéis
Com o tema “Um Olhar Estratégico Para o Fator Humano no Varejo” o 6º FRV contou com 4 painéis: Políticas Públicas para o Varejo, Tendências para o Varejo, Fator Humano | Perspectiva Consumidor e Fator Humano | Perspectiva Colaborador, além de palestras especiais.
Na palestra de abertura, o presidente do conselho de administração da Raia Drogasil Antonio Carlos Pipponzi, destacou a importância do bom relacionamento com o cliente para que a venda ocorra. “Você tem que cuidar dos seus clientes, o processo de venda é uma consequência”.

Políticas Públicas para o Varejo
Mediado pelo jornalista da Band Campinas, Rodrigo Salomon, o painel Políticas Públicas para o Varejo foi composto por Guilherme Campos, presidente da ACIC; Adriana Flosi, vice-presidente; Alencar Burti, presidente da FACESP; André Von Zuben, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Campinas; e Eduardo Tosta, Coordenador de comércios e serviços da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Eles discutiram de que forma todas as instâncias de poder e seus agentes públicos podem contribuir para a evolução do varejo e do empreendedorismo.

Tendências para o varejo

Para abrir o painel Tendências para o Varejo, Maurício Morgado, Professor e Coordenador do GVcev (Centro de Excelência em Varejo – FGV), elencou os principais insights que ele conferiu na NRF Retail’s Big Show, como a importância da tecnologia, para auxiliar e resolver problemas do consumidor. Citou, ainda, o exemplo dos assistentes virtuais cada vez mais presentes em lojas do varejo e o duelo de grandes players que estão apostando em soluções para o varejo.
Outras tendências percebidas pelo professor na NRF é a personalização do produto para o cliente, que pode acontecer tanto no ambiente online, como na loja e a possibilidade de criar experiências de experimentação para o cliente no ambiente físico.
Em seguida, Morgado participou de um painel com a vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi; Edson Jr., sales manager da GOOGLE para pequenas e médias empresas; Felipe Dellacqua, Sócio-Diretor da VTEX; Eduardo Flório, gerente de contas da Grendene; e Caio Camargo, sócio-diretor da GS&Up. Eles destacaram ferramentas que apoiam as pequenas e médias empresas.

Veja a reportagem na íntegra em: Absoluta