Facebook Twitter Youtube Linkedin |

Futuro dos shopping centers discutido em encontro

O atual cenário e o futuro dos shopping centers serão debatidos no Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo.

Os shoppings passam por um momento de transformação, de transição, deixando de ser um centro de compras, como originalmente foram concebidos, e passando a ser um local de serviços e entretenimento, de solução de problemas e, claro, também de compras. “No futuro, os shoppings serão um showroom de marcas. As pessoas passarão a comprar no ambiente on-line, inspiradas pela experiência que tiveram no espaço físico. Outras lojas deverão se comportar como centros de distribuição, onde as pessoas também podem comprar coisas. As lojas vão deixar de ser um espaço físico no qual a gente estoca produtos e as pessoas vão lá para se abastecer. Este conceito de armazém é totalmente anacrônico. O shopping não terá mais, em sua maioria, lojas com este conceito, de ir lá para se abastecer de produtos e levar para casa”, explica Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls e um dos curadores do evento.

Marinho será o curador do Latam Retail Show nos painéis ‘Muito além do shopping center: novos formatos, múltiplas oportunidades’ e ‘Novas relações entre lojistas e shopping centers’, que acontecerão em 28 de agosto e mostrarão o papel deles no desenvolvimento do varejo brasileiro e dos lojistas, como o pessoal de shopping center vive o varejo e como estão outros setores, como os de outlet street malls e aeroportos, segmentos bastante promissores.

De acordo com Marinho, os shoppings precisam se destacar e inovar conhecendo o consumidor e proporcionando experiências agradáveis para ele. A experiência do consumidor não pode ser garantida por uma única área, mas sim por um trabalho integrado de diversas áreas. “Não pode ser apenas a de marketing ou a de segurança. Se alguma delas não for boa, a experiência vai por água abaixo. Os shoppings precisam se diferenciar proporcionando uma boa experiência para o consumidor, e ela só será garantida por meio do trabalho integrado de diversos departamentos, o que também é uma evolução do modelo original”.

Ultimamente tem havido uma mudança no perfil das lojas dos shoppings em virtude da exigência do consumidor, que necessita não apenas de lojas, mas também de restaurantes, lazer, serviços. Entre os millenials, por exemplo, tem caído a demanda por possuir coisas. “No Brasil, só 37% dos consumidores vão aos shoppings para fazer compras e 11% vão para se alimentar. Nos EUA, em determinados shoppings, o percentual de pessoas que vai para a praça de alimentação chega perto de 40%. A tendência é que a motivação que leva alguém ao shopping mude. Existem estudos que apontam que a área dos shoppings no Brasil que será destinada à alimentação chegará a 20%, hoje ela gira em torno de 12%”, conclui Marinho.

Temática

Neste ano, a temática central será “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.

Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD.

A edição do ano passado contou com 12 mil m2, 218 expositores, 249 palestrantes, 13.333 visitantes e 1.532 congressistas. “Em 2017, 91% dos congressistas e 71% dos visitantes eram de cargos decisórios”, conclui Toledo.

As inscrições para o Latam Retail Show podem ser feitas pelo link: http://www.latamretailshow.com.br/inscreva-se/.

Leia a matéria original em: Novo Momento