Facebook Twitter Youtube Linkedin |

Grupo Bittencourt realiza 5ª edição do TOP 25 do Franchising Brasileiro

A 9ª edição do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, promovido pelo Grupo BITTENCOURT, acontece no Teatro Santander, em São Paulo.

Com o tema Plataformas Exponenciais: conexões que geram valor, ampliam oportunidades e provocam crescimento acelerado, um dos mais importantes eventos do franchising da América Latina reúne mais de mil empreendedores, CEOs, diretores e tomadores de decisão de todo o país.

O evento discute o cenário atual dos negócios, no qual intensas transformações e atualizações tem ocorrido nos mais diversos mercados. O grande foco das discussões é o franchising que se concretiza como uma plataforma de negócios ousada e flexível, que favorece o crescimento e desenvolvimento das marcas e que também proporciona o contato direto entre empresas e consumidores, funcionando como uma verdadeira plataforma de crescimento das empresas.

Estudo inédito e Premiação TOP 25 do Franchising Brasileiro

A cada ano, o Grupo BITTENCOURT realiza um estudo inédito que aborda temas relevantes para o mercado de franquias nacional. Já foram apresentados ao longo dos anos estudos sobre “Inovação nas redes de franquias”, “Engajamento de franqueados”, “Propósito nas empresas” entre outros.

Esse ano, o estudo apresentado foi sobre a “Cultura de Crescimento Exponencial nas franqueadoras brasileiras” que reuniu e adaptou para o universo das franquias uma série de novas posturas e formas de desenvolver os negócios das companhias que tendem a ter crescimento superior no mercado seja nacional ou global. O estudo foi inspirado nas pesquisas realizadas pela Singularity University sobre as Organizações Exponenciais, que consolidou as características das 100 startups mais bem sucedidas dos EUA.

A consultoria reuniu por meio de um questionário estruturado online realizado no período de 14 de junho a 18 de julho de 2018 dados de 190 empresas franqueadoras brasileiras que responderam questões diversas sobre a forma que conduzem seus negócios e como estão utilizando novas tecnologias, além da postura frente às diversas mudanças de cenário que tem enfrentado nos últimos anos.

Esse estudo, assim como nos anos anteriores, foi o direcionador para a seleção das TOP 25 do Franchising Brasileiro, premiação criada pelo Grupo BITTENCOURT que desde 2013 premia as franqueadoras de acordo com temas relevantes para o franchising nacional.

A metodologia adotada para a premiação TOP 25 leva em consideração as empresas que mais se destacaram no tema do estudo, o que permite que redes de diversos portes, segmentos e tempo de mercado possam ser premiadas. Não se trata de uma premiação que avalia desempenho da rede, mas sim, uma premiação que identifica melhores práticas no setor de franquias e que podem contribuir e inspirar as empresas que desejam evoluir no sistema.

O Fator Exponencial no Franchising

Temas abordados no estudo

As posturas das franqueadoras frente aos temas abordados no estudo foram pontuadas e, em seguida, avaliadas por um grupo de especialistas do varejo e do mercado de franquias que listaram as ganhadoras da premiação.

Assim como nos anos anteriores, não se trata de um ranking, mas de uma seleção das 25 empresas que mais se destacaram no tema explorado no estudo, e que abordou aspectos como:

Propósito Transformador: empresas que têm um propósito que realmente gera impacto na vida das pessoas e nos mercados em que atua;
Proposta de Valor: O que a franqueadora considera que a torna única em sua abordagem ao mercado e sua adequação às necessidades do consumidor atual;
Gestão e Formação de Equipes: Como estão estruturadas as equipes e a gestão na franqueadora sob aspectos como sinergia entre diferentes gerações, programas de inclusão e diversidade, terceirização e autonomia das equipes;
Ativos – Posse x Acesso: empresas que já adotaram o compartilhamento de ativos físicos e priorizam o acesso em detrimento da posse desses ativos na franqueadora;
Capacidade de Adaptação e Inovação nos Negócios: empresas que tem processos voltados à inovação e que estimulam o compartilhamento de ideias e boas práticas na rede;
Engajamento e Senso de Comunidade: empresas que criam um modelo eficaz de interação com a comunidade com que se relaciona – sejam funcionários, clientes ou franqueados;
Dashboards e Acompanhamento de Desempenho: empresas que se utilizam da tecnologia para medição e acompanhamento próximo como forma de se auto avaliar e auto gerir;
Transformação Digital e Adoção de Novas tecnologias: empresas que adotam algumas tecnologias quando ainda não estão totalmente difundidas para então ganhar eficiência.

As empresas selecionadas

Com base na análise dos resultados desse estudo foram estabelecidas as empresas franqueadoras com maior aderência à “Cultura de Crescimento Exponencial”. Cada uma das respostas concedidas somavam pontos para a construção dessa análise. Quanto mais próximas estavam de atuarem conforme as práticas das organizações com características exponenciais melhor a sua avaliação.

Pelo que vimos no estudo parte das empresas franqueadoras já incorporaram práticas, posturas e tecnologias que as caracterizam como empresas com cultura para crescerem de forma exponencial, para outras, ainda há um caminho a ser percorrido até que adotem efetivamente ações que possam torná-las inovadoras, alavancando os negócios e crescer mais e mais rápido.

Leia a matéria na íntegra em: Promoview