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O desafio de unir duas marcas de franquias

Concluída há seis meses pelo Grupo Sorridents, fundado pela dentista e empreendedora Carla Sarni, a compra da rede de franquias de estética e beleza GiOlaser, que ainda mantém a fundadora, a atriz global Giovana Antonelli como sócia e porta-voz da companhia, agora caminha para um novo patamar: a expansão.

Após adquirir a GiOlaser com apenas 13 lojas, a holding da área da saúde deve fechar o ano com 22 unidades da marca no total, tem mais 30 contratos fechados para abertura de novas lojas em 2019, e a expectativa de fechar 2018 com 50 unidades vendidas. A meta, porém, é bem maior: chegar a mais de 200, em cinco anos. .

Mas o plano de expansão ambicioso não surgiu, simplesmente, após a transação ser concluída. A compra de uma rede de franquia, formatada, com processos próprios, de uma área correlata porém diferente, por outra rede de franquia, traz uma série de desafios a que ambas têm que se adaptar para potencializar e ampliar os negócios.

“Uma rede pode necessitar de capital, tecnologia e governança que a compradora possa oferecer, por exemplo”, diz Cláudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, especializado em franchising. “Já a compradora pode implantar e alinhar melhorias para ganhar mercado, e aumentar os negócios gerando maiores resultados.”

Há também o desafio de lidar com os franqueados e equipe, que precisam ser impactados positivamente para que a aceitação da nova gestão seja a melhor possível, completa a especialista, sem contar que o apoio jurídico também é muito importante nessas negociações.

Com cinco empresas em seu portfólio (DocBiz, Olhar Certo, Sorriden, Sorridents Franchising e Instituto Sorridents), o grupo, que já foi objeto de estudo em empreendedorismo na Harvard Business School e tem um histórico de 20 anos na administração de clínicas odontológicas, não só desenvolveu um sistema próprio de gestão como também uma série de capacidades também em gerenciamento de marcas e em treinamento de franqueados.

Atento ao mercado, o grupo abraçou a oportunidade de aquisição da GiOlaser. “Era uma rede com muitas carências, mas vimos que era possível transferir nossos conhecimentos e know-how para criar uma sinergia”, afirma Cristiano Greve, diretor financeiro do Grupo Sorridents, que tem 254 unidades da marca espalhadas por 16 estados e faturou R$ 243 milhões em 2017.

“Quando uma franquia compra outra precisa continuar ou melhorar a estrutura de apoio para trazer o franqueado para mais perto, cuidar para que ele entenda os pontos que serão incrementados, como capacitação, e oferecer apoio para que ele se sinta acolhido pela marca compradora”, afirma Cláudia Bittencourt.

De acordo com a especialista, o franqueado pode ficar preocupado com o futuro quando recebe a notícia de que sua rede foi vendida. “É importante ter um plano de meta e apresentar o que será oferecido para tranquilizar e aproximar o franqueado, otimizando o resultado para as duas marcas”, completa.

Para dar mais visibilidade à marca, a nova gestão da franqueadora já entregou três campanhas de marketing para a rede em grandes datas do varejo, como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Agora mesmo há uma outra campanha de branding, a Experimenta GiOlaser, que oferece preços atrativos para o cliente fazer uma degustação de serviços como depilação a laser e tratamentos faciais e corporais, e o blog “Dicas da Gio.”

Com a integração de equipe e sistemas direcionados, o foco na GiOlaser pelos próximos 24 meses é um grande esforço de expansão, baseado em vendas de unidades franqueadas nas regiões litorâneas do Brasil, Nordeste, interior de São Paulo e capitais, segundo Cristiano Greve.

“Cada unidade tem de ser um sucesso para que cresça, atraia clientes com facilidade e preste serviços da melhor maneira possível – assim como a Sorridents fez para ganhar espaço nesse mercado”, afirma.

Leia a matéria na íntegra em: Diário do Comércio