Facebook Twitter Youtube Linkedin |

O que perguntar antes de comprar uma franquia?

As pessoas que desejam entrar para o mercado de franquias se deparam com dezenas de marcas em operação. Para escolher a mais adequada, é essencial saber o que perguntar para franqueadora antes de fechar negócio.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento pelo segundo ano consecutivo. É algo que nos incentiva a continuar investindo, cada vez mais, em melhorias

O mercado de franchising possui mais de 2800 redes de franquias. Para chegar as 25 empresas premiadas deste ano, foi realizado um estudo com as marcas que responderam questões sobre a maneira que conduzem seus negócios e como utilizam as novas tecnologias para impulsionar vendas. A premiação ocorreu na última terça-feira dia 2, no teatro Santader, em São Paulo. Além da entrega do prêmio, o evento discutiu o cenário atual dos negócios, que tem passado por transformações e atualizações nos mais diversos mercados.

Pelo segundo ano consecutivo, a Maria Brasileira, rede de franquias de serviços e cuidados, é vencedora do Prêmio Top 25 Franchising Brasileiro. O prêmio é concedido pelo Grupo BITTENCOURT, que desde 2013 premia as franqueadoras de acordo com temas relevantes para o franchising, como inovação nas redes de franquias, engajamento de franqueados e propósito nas empresas. O objetivo da premiação é identificar as melhores práticas no setor de franquias que podem contribuir e inspirar outras empresas. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento pelo segundo ano consecutivo. É algo que nos incentiva a continuar investindo, cada vez mais, em melhorias para impulsionar o crescimento da rede”, afirma o sócio-fundador da Maria Brasileira, Eduardo Pirre.

Analise lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno
Depois de conhecer o investimento necessário, o franqueado precisa verificar em quanto tempo terá retorno sobre o capital investido. Esse ponto é fundamental para identificar franquias lucrativas.

Existem alguns indicadores essenciais que o empreendedor precisa entender como são calculados para realizar essa estimativa:

Lucratividade: demonstra a eficiência operacional da franquia. Basicamente, é o valor obtido após descontar as despesas do faturamento. É um dos principais indicadores econômicos para encontrar franquias lucrativas;
Rentabilidade: você precisa dividir o lucro da franquia em um determinado período pelo valor do investimento inicial. O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento;
Tempo de retorno: para verificar franquias lucrativas é necessário calcular em quanto tempo o franqueado terá o retorno do investimento realizado. Para isso, ele deve dividir o investimento inicial pelo lucro líquido mensal. O resultado será o número de meses necessário para a franquia se tornar rentável.

Leia a matéria original em: Segs